Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pólen é alimento??

Pólen é comida de abelha, sendo a principal fonte protéica de sua alimentação. O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos.

É retirado das flores, pelas abelhas. Os apicultores, por sua vez, usam uma espécie de tela na entrada da colméia. Os furos são tão estreitos que, para passar, as abelhas são obrigadas a derrubar os grãozinhos do lado de fora.

Mas nem todo pólen é coletado. Como a tela também tem furos maiores, dois terços da comida extraída das flores vão para dentro da colméia e se transformam no pão das abelhas. O pólen é mais uma evidência de que o que é bom para as abelhas, é excelente para a gente também.

“O pólen no nosso meio é conhecido como bifinho verde. E ele tem uma composição físico-química básica de proteínas similar a um bife, em torno de 20%. Ele tem lipídeos. Esse lipídeo é um lipídeo muito bom com propriedades antioxidantes. É uma gordura, mas uma gordura boa”, destaca Lídia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

E ele desperta cada vez mais a curiosidade dos pesquisadores. Em um laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, as pesquisas com pólen mostraram que ele pode ajudar a combater as doenças do envelhecimento.

“Comprovamos, na verdade, que ele tem as três vitaminas antioxidantes, beta caroteno como a pró-vitamina A, a vitamina C e a vitamina E, que são as três antioxidantes”, afirma a farmacêutica bioquímica Lígia Muradian, da USP.

O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas. O grãozinho surpreende.

“Para se ter ideia, as quantidades que foram encontradas de vitamina B1 podem ser associadas às quantidades que se encontra dessa vitamina nas carnes de porco, por exemplo. As quantidades de vitamina B2 que nós encontramos eram superiores às quantidades que se encontra no leite”, explica a química Vanilda Soares de Arruda.

“Acredito que ele deve ser encarado como alimento, um alimento que tem efeito preventivo contra algumas doenças”, ressalta a nutricionista Ilana Pereira de Melo.

A repórter Mônica Teixeira experimenta o pólen na cozinha do laboratório da USP e aprova. “Tem um gosto como se eu tivesse comendo um cereal matinal. É bem crocante. Não parece com mel, mas dá para comer puro sem o menor problema”, comenta.

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro. O pólen está sendo testado como ingrediente na culinária. E já existem maneiras bem mais saborosas de garantir a dose diária desse alimento.

Na Universidade de Taubaté, a cozinha é um laboratório, onde o sabor do pólen é posto à prova: no molho da salada, na salada de fruta, no patê, bolos, biscoitos de pólen e até trufas e bombons.



Este texto foi adaptado da reportagem exibida no programa Globo Repórter. Confesso que axei a reportagem interessante e intrigante ao mesmo tempo. Vou pesquisar mais sobre o assunto e escrevo aqui pra vcs, ok? ;]

sábado, 29 de maio de 2010

Salada de lentilha verde e bacalhau!

Não fure a dieta no final de semana. Clique na imagem e pegue a receita desta deliciosa salada!


Portal Nutrição em Foco - nutrindo seu conhecimento!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Segure a TPM!!

A Tensão Pré-menstrual, famosa TPM, é uma síndrome que ataca cerca de 30% das mulheres brasileiras e, de quebra, seus maridos, namorados, filhos, amigos (...) também!

As alterações de humor que ocorrem nesse período se devem às mudanças hormonais e à baixa da serotonina - uma substancia responsável pela sensação de bem-estar.

E em meio àquele turbilhão de sentimentos, muitas pessoas acabam descontando ou se refugiando na comida, sendo que o campeão na hora de consolar é o chocolate. E é aí que mora o perigo. Mas, ao invés de fazer da alimentação a vilã da tpm, por que não fazer dela a solução???

Quer saber como? Acesse o Portal Nutrição em Foco e confira uma matéria completinha sobre os alimentos que acalmam a TPM!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Montando um prato saudável - Parte II

Se você leu a postagem anterior e está pensando: "Como é que eu vou comer isso tudo, todos os dias?", tenha calma! Não precisa se desesperar...

O segredo para conseguir consumir os alimentos adequadamente é fazer a combinação correta.

No café da manhã, por exemplo, você pode colocar cereais em sua forma integral (como pães e biscoitos) e combiná-los com leite e derivados.

No almoço, uma combinação indispensável é o arroz com o feijão. Essa dupla garante uma combinação perfeita de aminoácidos, fornecendo ao corpo proteína de boa qualidade, ou seja, proteínas que serão melhores aproveitadas pelo organismo. Por fim, abuse das hortaliças: cruas, cozidas, escondidas no meio das preparações. Elas garantem vitaminas, minerais e fibras - que, de quebra, ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

E quem disse que essa história de pular o jantar é boa??? Essa é uma refeição importantíssima, visto que, ao dormir, seu organismo passa um longo período de tempo sem receber energia (e continua funcionando...).

O jantar também pode ser composto por alimentos semelhantes ao almoço. O cuidado que se deve ter é coma forma de preparo. Escolha alimentos e preparações mais leves, mas não precisa abrir mão dos cereais e das fontes de proteína.

As frutas são ótimas opções para os lanches entre as refeições (lembre que você deve comer 3 porções por dia). Além disso, tem um sabor adocicado, podendo enganar aquela vontade louca de comer doces. Além disso, são ótimas opções para sucos naturais e sobremesas.

O açúcar e os óleos/gorduras já estão em quantidade suficiente nas preparações. Não é preciso incluir pratos a base destes alimentos nas refeições.

A combinação perfeita depende do seu gosto, o que não pode ocorrer é uma monotonia na sua dieta. Consuma frutas e hortaliças diferentes, e nao fique so na alface com tomate!



Visite o Portal Nutrição em Foco e conheça alguns alimentos que podem fazer parte de sua dieta e algumas receitas fáceis, gostosas e saudáveis!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Montando um prato saudável - parte I

Pra começar, um prato saudável deve ter diversidade de alimentos e de cores. Além disso, deve-se observar a forma de preparo dos alimentos. E, por último, não forme uma serra com os alimentos!!!

O primeiro passo é incluir todos os grupos de alimentos nas refeições:
  • Cereais: são as fontes de carboidrato e servem para dar energia. Ex.: arroz, macarrão, batata, mandioca, inhame, etc. 6 porções/dia
  • Leguminosas: apresentam proteínas de boa qualidade (que são bem aproveitadas pelo organismo), além de carboidratos. Ex: feijões, lentilha, soja, grão-de-bico, etc. 1 porção/dia
  • Carnes e ovos: fontes de proteínas, que tem função construtora no organismo. As carnes são fontes de ferro. 1 porção/dia
  • Hortaliças e frutas: fontes de vitaminas e minerais, que tem função de proteção do organismo. Hortaliças podem ser folhas, raízes, frutos ou caules. 3 porções de cada/dia
  • Laticínios: contém proteínas, vitaminas e minerais. Principal fonte de cálcio da dieta. 3 porções/dia
  • Óleos e gorduras: fornecem energia e, em quantidades adequadas, participam do bom funcionamento do organismo. máximo de 1 porção/dia
  • Açúcares: também são fontes de energia, embora compostos por carboidratos simples. Assim como as gorduras, devem ser consumidos moderadamente. máximo de 1 porção/dia
Esses alimentos devem ser distribuídos dentre as refeições. O ideal são seis por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, de acordo com as porções de cada grupo.


Vamos começar variando a nossa dieta, para depois partirmos para o próximo passo. Sua alimentação saudável depende de você!!


Quer mais dicas? Portal Nutrição em Foco.

sábado, 1 de maio de 2010

Almôndegas com aveia

Para incrementar o final de semana, uma receita deliciosa, nutritiva e diferente:

ALMÔNDEGAS COM AVEIA



Clique na figura para pegar a receita!




Aproveite para visitar o Portal Nutrição em Foco ficar por dentro das novidades!!!