Mas afinal, o que é Tartrazina e quais são os efeitos do seu consumo???
A Tartrazina é um pigmento sintético que provoca a coloração amarelo-limão, mas que também pode causar alguns efeitos verdes, se combinada com outros pigmentos. É utilizada tanto como corante alimentar quanto em alguns medicamentos e cosméticos. Na alimentação, seu uso mais frequente ocorre em balas, gomas de mascar, gelatina e condimentos.
Os estudos sobre os efeitos da Tartrazina ainda não são conclusivos, entretanto ela é relacionada com a ocorrência de reações alérgicas em pessoas sensíveis a este corante, como: asma, bronquite, urticária, rinite, náusea, broncoespasmo, eczema e dores de cabeça. Em decorrência disso, a utilização deste corante é proibida em alguns países, como a Noruega, por exemplo.
A incidência de reações alérgicas decorrentes do consumo deste pigmento são baixas, conforme alguns estudos. Na população americana, não ultrapassa 4% da população. Porém, é importante o conteúdo dessas informações nos rótulos, visto que seus efeitos podem ser confundidos com efeitos colaterais de medicamentos.
Dentre os medicamentos que contém a Tartrazina, os principais são os antidepressivos. Mas, falando em medicamentos..as estatísticas mostram que cerca de 22% das pessoas que apresentam alergia à aspirina também desenvolvem as reações alérgicas decorrentes da Tartrazina.
A nova legislação fundamenta-se no fato de que a população tem o direito de obter informações precisas a respeito dos produtos que consome, bem como de seus componentes que podem ser nocivos à saúde.
O caso pode gerar polêmicas, mas é uma informação a mais para o consumidor. Basta agora haver divulgação sobre este corante e seus possíveis efeitos, visto que grande parte da população não em conhecimento a respeito do mesmo.