sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ervas e especiarias: exóticas e marcantes

As ervas e especiarias tem sido amplamente utilizadas pela gastronomia, com objetivo de enriquecer os pratos, tanto em sabor quanto em aparência.

Ervas são vegetais que servem para aromatizar as preparações culinárias, podendo ser encontradas como folhas, sementes, flores ou bulbos.

As especiarias são temperos ou condimentos que, além de proporcionar sabores diferentes e exóticos, auxiliam na conservação dos produtos.


As ervas aromáticas mais conhecidas são: manjericão, alecrim, manjerona, hortelã, sálvia, estragão, salsa, cebolinha, coentro, louro, tomilho e outras. As principais especiarias são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e
ervas aro
máticas.

As ervas e especiarias podem ser utilizadas em quaisquer preparações, servindo como decoração, modificando a aparência visual e tornando os pratos mais temperados, atraentes e requintados. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade utilizada,
pois o sabor acentuado pode descaracterizar o prato. Além disso, devem ser acrescentadas no final do preparo, para não desaparecerem e perderem o sabor.

Esses produtos são uma boa opção para hipertensos, que necessitam reduzir o sal da alimentação, visto que oferecerão um paladar bastante agradável.

As ervas devem ser utilizadas preferencialmente frescas. Se forem utilizadas secas, deve-se reduzir a quantidade à metade. As especiarias são
mais eficientes quando inteiras, pois mantém o óleo essencial protegido por mais tempo e são estes óleos que darão sabor aos alimentos. Quando moídas, perdem parte do sabor e
aroma.

Acredita-se que algumas ervas e especiarias podem apresentar efeitos além da culinária, como o manjericão, conhecido por estimular o impulso sexual e aumentar a fertilidade, além de produzir uma sensação de bem-estar. Também é considerado afrodisíaco por ter a propriedade de melhorar a circulação sangüínea, bem como as pimentas. Algumas especiarias são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.







Quer saber como utilizar estes ingredientes
para incrementar sua cozinha?
Clique aqui e aprenda como se faz uma
receita de Azeite aromatizado.

2 comentários:

  1. Bem vinda de volta! Amei o post, como amo especiarias. O que seria da vida sem um gostinho especial?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jú. Vou tentar manter meu blog atualizado novamente.. ;]

    E o link pro Portal vai estar sempre aqui tbm, hehehe.

    ResponderExcluir