quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cozinha: geladeira organizada

Se voce abriu a porta de geladeira e o pote de margarina caiu, é melhor não colocá-lo de volta. Está na nora de organizar a geladeira!!!

O primeiro passo é limpá-la adequadamente: tire da tomada, deixe descongelar, retire as partes removíveis e lave-as separadamente. O interior da geladeira deve ser limpo com uma esponja, sabão neutro, detergente ou uma mistura de água bicarbonato de sódio. Depois disso, deve ser limpo até saírem todos os resíduos de sabão (ou outra substância utilizada para a limpeza). Recoloque as partes removíveis e pronto, agora é só guardar os alimentos.

É importante saber que a geladeira tem temperaturas diferentes, e isso é um dos fatores que determinas o local correto de armazenagem dos alimentos. A gaveta que fica logo abaixo do congelador (quando houver) e a 1ª prateleira é a área onde a temperatura é menor. As prateleiras intermediárias e a de baixo apresentam uma pequena elevação na temperatura.

Na gaveta superior devem ser guardados os derivados de leite: iogurtes, queijos, requeijão, margarina, etc. Esses alimentos precisam de uma temperatura mais baixa, pois são altamente perecíveis.

Na primeira prateleira devem ser guardados os alimentos que já estão prontos para o consumo (as sobras do almoço, por exemplo) e os alimentos crus, que já foram higienizados e não serão aquecidos/cozidos para comer (frutas, frios, etc.).

Nas prateleiras intermediárias, armazene os alimentos semi-prontos, os de consumo rápido, os ovos (que não devem ser armazenados na porta), enfim, qualquer alimento que não esteja cru e nem pronto.

Na prateleira inferior, armazene os alimentos crus e que necessitam de cozimento para serem consumidos, assim, se houver algum tipo de contaminação, ela será eliminada com as altas temperaturas do cozimento. Nesta prateleira também podem ser armazenadas algumas frutas, desde que embaladas em sacos plásticos.

A gaveta inferior é destinada ao armazenamento de hortaliças, mas também podem ser guardadas algumas frutas. Antes de utilizar os alimentos guardados nesta parte, todos devem ser higienizados corretamente.

Na porta da geladeira podem ser armazenados condimentos, temperos, molhos industrializados e bebidas em geral.

Quer saber mais dicas de como deixar sua geladeira organizada e seus alimentos com qualidade e maior durabilidade? Visite o Portal Nutrição em Foco e confira a matéria especial sobre organização de geladeira.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa? Não! Festa Junina... Canjica!!!

Festa Juninas chegando e todas quelas comidinhas estão em alta..
Que tal conhecer um pouco mais sobre uma delas?

Canjica...


A canjica é um prato doce, típico da culinária brasileira. É um prato que varia de acordo com a região brasileira, mas basicamente tem como ingredientes o milho verde ou milho branco, leite e açúcar. Opcionalmente, pode levar ainda amendoim e leite de coco. A canela dá o toque final ao prato.

Historicamente, o nome canjica vem do banto (kanjica), que refere a um tipo de papa elaborada com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. Assim como outros pratos, acredita-se que a canjica também tenha sido incorporada à culinária brasileira através dos escravos.

Relatos históricos mostram que, para os indígenas, o milho não era um alimento tão importante quanto a mandioca. Sendo assim, a produção de milho e de pratos derivados deste vegetal só começaram a ser incorporadas à alimentação brasileira através de portugueses e de africanos. Fazia parte da cultura desses povos, ter como sobremesa a canjica temperada com açúcar, nas mesas da população da cidade do Rio do Janeiro.



Para saber sobre as caracterísiticas nutricionais deste delicioso prato, acesse a seção Alimentos, no Portal Nutrição em Foco.