quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pra acabar com os "pequi" de Goiás!

Eu, como uma goiana de coração que sou (ja que na identidade eu sou gaúcha), adoro os pratos típicos de Goiás. E, nesta época, nada mais natural que um bom arroz com pequi no almoço.

Estamos recebendo duas primas do Sul do país em casa esta semana e mostrando a culinária típica para elas. Pamonha, curau, mané pelado... tudo aprovado. Mas na hora do pequi... a primeira impressão não foi das melhores.

Realmente, o pequi tem um sabor bem característico. Não é qualquer um que goste e, às vezes, pode demorar um pouco para a afinidade surgir. Além disso, sempre tem o medo dos tais espinhos que podem acabar com a festa de qualquer um que se atrever a dar uma mordida mais forte...

Entretanto, depois de aprender a apreciar o fruto, é só se divertir: pode ser consumido puro ou com outros alimentos (como arroz e frango), in natura ou em conserva. Nutricionalmente, sua compoisção é de maioria lipídica, apresentando os ácidos graxos oléicos e palmíticos. Também apresenta fibras e alguns antioxidantes.

É só deixar o preconceito de lado e saborear os pratos feitos com este fruto do cerrado.

Leia mais sobre o assunto no Portal Nutrição em Foco.

6 comentários:

  1. ¡Abajo os preconceitos!...¡Vivan os gaúchos!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Mari!! ...¡Vivan os gaúchos hauhaiuhauhaiuhaiuh! =D

    ResponderExcluir
  3. Viva o pequi também, gente!!! Adoro pequi!!! =D

    ResponderExcluir
  4. Geeeeente como amo pequi!! Quando vejo alguém falando que não gosta, é até estranho, né?!! rsrs.. Amo Amo!! =D

    ResponderExcluir
  5. Fala pro Regner que não comer pequi é preconceito. Kkkkk.....

    ResponderExcluir
  6. Oii mariana tudo bem?? sou estudante de nutrição de são paulo interior, bom estava fuçando a internet procurando pratos tipicos, frutas do cerrado enfim alimentos consumidos pelos goianos, pois tenho um TCC e tenho que estudar alguem daí e os cardapios ta dificil de fazer e adequar rsrs pediria se não fosse abusar algumas dicas de comidas dai, pois como disse o estudo de caso é de goias. Se puder adicionar no msn vandrebrisolla@hotmail.com, tenha certeza quando for ai a gente vai em um restaurante e a conta eu que pago rsrsrs ótima noite.

    ResponderExcluir