sexta-feira, 23 de abril de 2010

Probióticos: o poder dos iogurtes

Ultimamente, muitos alimentos tem surgido com a proposta de melhorar alguma coisa na saúde humana. Os principais, entretanto, são os iogurtes que prometem regular o funcionamento intestinal.

Mas afinal, o que estes alimentos tem de especial?
O diferencial destes alimentos são os probióticos. Ou seja, microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde, pois favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

De maneira geral, os probióticos tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer.
Os alimentos mais comuns que contém probióticos são os iogurtes e leites fermentados. Mas podem ser encontrados, ainda, na forma de pó ou cápsulas.


Entretanto, não precisa se desesperar e mandar e-mail para todos os seus contatos (como vem acontecendo frequentemente) avisando que estes alimentos estão contaminados!!! A adição destes componentes aos alimentos é regulamentada por uma legislação e, segundo a Organização Mundial de Saúde, quando administrados em quantidade e maneira corretas, realmente apresentam um efeito benéfico.

O portal Nutrição em Foco apresenta a opinião de uma nutricionista especialista em Nutrição Funcional sobre os iogurtes adicionados de probióticos. Confira!

3 comentários:

  1. Olá, Mariana Arcari!

    Obrigada pela sua participação no blog Nutrição & Saúde.

    Já estamos seguindo-a.

    Muito bom o seu blog! Parabéns!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uma ideia gostosa, que funciona, de boa aceitação. Mas temos que nos lembrar sempre da cadeia de frios a que os iogurtes precisam ser submetidos.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei essa pergunta dos iogurtes, Mari, é uma dúvida que muita gente tem mesmo! Bjos

    ResponderExcluir