quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cozinha: geladeira organizada

Se voce abriu a porta de geladeira e o pote de margarina caiu, é melhor não colocá-lo de volta. Está na nora de organizar a geladeira!!!

O primeiro passo é limpá-la adequadamente: tire da tomada, deixe descongelar, retire as partes removíveis e lave-as separadamente. O interior da geladeira deve ser limpo com uma esponja, sabão neutro, detergente ou uma mistura de água bicarbonato de sódio. Depois disso, deve ser limpo até saírem todos os resíduos de sabão (ou outra substância utilizada para a limpeza). Recoloque as partes removíveis e pronto, agora é só guardar os alimentos.

É importante saber que a geladeira tem temperaturas diferentes, e isso é um dos fatores que determinas o local correto de armazenagem dos alimentos. A gaveta que fica logo abaixo do congelador (quando houver) e a 1ª prateleira é a área onde a temperatura é menor. As prateleiras intermediárias e a de baixo apresentam uma pequena elevação na temperatura.

Na gaveta superior devem ser guardados os derivados de leite: iogurtes, queijos, requeijão, margarina, etc. Esses alimentos precisam de uma temperatura mais baixa, pois são altamente perecíveis.

Na primeira prateleira devem ser guardados os alimentos que já estão prontos para o consumo (as sobras do almoço, por exemplo) e os alimentos crus, que já foram higienizados e não serão aquecidos/cozidos para comer (frutas, frios, etc.).

Nas prateleiras intermediárias, armazene os alimentos semi-prontos, os de consumo rápido, os ovos (que não devem ser armazenados na porta), enfim, qualquer alimento que não esteja cru e nem pronto.

Na prateleira inferior, armazene os alimentos crus e que necessitam de cozimento para serem consumidos, assim, se houver algum tipo de contaminação, ela será eliminada com as altas temperaturas do cozimento. Nesta prateleira também podem ser armazenadas algumas frutas, desde que embaladas em sacos plásticos.

A gaveta inferior é destinada ao armazenamento de hortaliças, mas também podem ser guardadas algumas frutas. Antes de utilizar os alimentos guardados nesta parte, todos devem ser higienizados corretamente.

Na porta da geladeira podem ser armazenados condimentos, temperos, molhos industrializados e bebidas em geral.

Quer saber mais dicas de como deixar sua geladeira organizada e seus alimentos com qualidade e maior durabilidade? Visite o Portal Nutrição em Foco e confira a matéria especial sobre organização de geladeira.

7 comentários:

  1. Muito legal, Mari! As próprias geladeiras vem com um desenho errado, com espaço para ovos na porta!

    ResponderExcluir
  2. adorei
    preciso aplicar lá em casa!
    hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Mari, essa sua matéria no Portal ficou m-a-r-a! Muito útil pra todo mundo! Ah, e adorei a foto aí, super engraçada hehe!

    Bjim!!

    ResponderExcluir
  4. Pequenos detalhes fazem mesmo toda a diferença, né?! Vou observar mais esta organizar e recomendar para os pacientes também!

    bjos!

    ResponderExcluir
  5. nossa boa ideiaa!
    Mais acho super dificil limpar uma geladeira.

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas. Adorei o blog. Tô te seguindo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir