domingo, 18 de outubro de 2009

Você consome peixes?

Quando se fala em alimentação saudável, os peixes fazem parte dos alimentos que aparecem nas primeiras posições da listinha de opções.

Sabe-se que, além de apresentarem um misto de minerais e vitaminas, possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes.

A gordura dos peixes apresenta componentes com uma série de benefícios ao organismo, refletindo de forma positiva na saúde de quem o consome. É composta por ácidos graxos essenciais, que são assim chamados por não serem produzidos pelo organismo, devendo ser obtidos na dieta. Dentre eles, o ômega-3!

Entre as funções que desempenha no organismo, estão a atuação no cérebro e no coração, dois órgãos que necessitam dessa gordura para ficarem sempre ativos. O cérebro, por exemplo, é constituído por 20% de gordura que desempenha funções importantes, o que torna fundamental o consumo de ômega-3. Em sua deficiência, o cérebro funciona lentamente causando a falta de memória.

Ao contrário das gorduras presentes em maior quantidade na dieta (as saturadas e as trans), o ômega-3 se destaca por diminuir o risco de algumas doenças, como as doenças cardiovasculares, a diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol total e é considerado também um importante mediador de alergias e processos inflamatórios.
Essa gordura pode ser encontrada nas nozes, peixes gordurosos, rúcula e nos óleos vegetais. No entanto, as principais fontes são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.

As quantidades necessárias desse ácido graxo ainda são controversas.Uma pesquisa recente mostrou que uma dose diária de 200 mg de ômega-3 pode ser responsável pela diminuição do risco de problemas cardiovasculares, como os relacionados com o envelhecimento, a aterosclerose e o diabetes. Porém, a orientação é buscar este componente em fontes alimentares, e não em suplementos, que podem acabar acarretando outros problemas.
Entretanto, o consumo de peixes não é algo tão simples. É preciso ficar atento a alguns detalhes na hora da escolha do produto, caso contrário, os efeitos benéficos dão lugar a uma bela intoxicação alimentar ou até coisa pior!!!



Como saber se o peixe está fresco?

O peixe fresco tem olhos saltados e brilhantes, guelras avermelhadas, corpo rijo e elástico, pele lustrosa e escamas resistentes. Os pedaços, as postas e os filés têm que ter uma textura firme, sem ressecamento ou descoloração. A descoloração indica que o peixe pode ter sido recongelado.



Maaaass...apesar de ser de conhecimento popular os benefícios dos peixes, o consumo desse alimento no Brasil é relativamente pequeno. Pensando nisso, como Incentivo à alimentação saudável, O Ministério da Agricultura e Pesca lançou a Semana do Peixe, com o objetivo de incentivar o consumo de peixe no país, e assim promover uma alimentação saudável. Associações brasileiras de bares e restaurantes promoverão festivais gastronômicos e promoções para auxiliar no incentivo ao consumo deste alimento – só um alerta: cuidado com as frituras!!

Falando nisso, qual a frequência em que você consome peixe???

Responda a enquete desta semana no Portal Nutrição em Foco, e aproveite para visitar outras sessões do site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário