sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que é Tartrazina?

No último dia 18, a Justiça Federal de São Paulo determinou que a ANVISA deve alterar o normativo sobre o corante Tartrazina, em um prazo de 30 dias. A legislação atual exige que a existência deste corante em produtos deve constar no rótulo do mesmo. A nova exigência passará a ser de que estes produtos devem conter o seguinte aviso: " Este produto contém o corante amarelo Tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico".


Mas afinal, o que é Tartrazina e quais são os efeitos do seu consumo???

A Tartrazina é um pigmento sintético que provoca a coloração amarelo-limão, mas que também pode causar alguns efeitos verdes, se combinada com outros pigmentos. É utilizada tanto como corante alimentar quanto em alguns medicamentos e cosméticos. Na alimentação, seu uso mais frequente ocorre em balas, gomas de mascar, gelatina e condimentos.

Os estudos sobre os efeitos da Tartrazina ainda não são conclusivos, entretanto ela é relacionada com a ocorrência de reações alérgicas em pessoas sensíveis a este corante, como: asma, bronquite, urticária, rinite, náusea, broncoespasmo, eczema e dores de cabeça. Em decorrência disso, a utilização deste corante é proibida em alguns países, como a Noruega, por exemplo.

A incidência de reações alérgicas decorrentes do consumo deste pigmento são baixas, conforme alguns estudos. Na população americana, não ultrapassa 4% da população. Porém, é importante o conteúdo dessas informações nos rótulos, visto que seus efeitos podem ser confundidos com efeitos colaterais de medicamentos.

Dentre os medicamentos que contém a Tartrazina, os principais são os antidepressivos. Mas, falando em medicamentos..as estatísticas mostram que cerca de 22% das pessoas que apresentam alergia à aspirina também desenvolvem as reações alérgicas decorrentes da Tartrazina.

A nova legislação fundamenta-se no fato de que a população tem o direito de obter informações precisas a respeito dos produtos que consome, bem como de seus componentes que podem ser nocivos à saúde.

O caso pode gerar polêmicas, mas é uma informação a mais para o consumidor. Basta agora haver divulgação sobre este corante e seus possíveis efeitos, visto que grande parte da população não em conhecimento a respeito do mesmo.

Quer mais notícias interessantes?? Clique aqui.

7 comentários:

  1. Ótima dica, Mari! Tenhos 2 priminhos que tem alergia a esse corante! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal, eu não sabia disso! Agora eu sei, porque leio Chá das Cinco! Kkkkk... Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo com a Mari!! Lembrei da matéria especial sobre corantes! Ta aí: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=gastronomia-materias&pub=3317

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Gentee, adoreii Marii...!!! Aumentou meu conhecimento.. rsrs.. =D

    ResponderExcluir
  5. Olá mariana, Obrigada pela visita no meu blog, queria dar uma olhadinha na sua receita e dicas pra intolerantes, mas não consegui achar o post. Pode ajudar?
    valeu! muito bom seu blog,irei segui-lo.

    ResponderExcluir
  6. Meu bebe teve uma orticaria grave por conta desse corante.Se vc puder fala mais sobre ele.BJS!!!

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado pelos esclarecimentos! boa tarde.

    ResponderExcluir