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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Relação cálcio:fósforo

É praticamente senso comum que o cálcio é um nutriente muito importante para o bom funcionamento do organismo. É o mineral mais abundante no nosso corpo, sendo que a maior parte dele (99%) está localizado nos ossos e dentes e o restante encontra-se no sangue e nos tecidos.

O cálcio desempenha várias funções no organismo: contração muscular, transporte de nutrientes, transmissão nervosa, etc. Entretanto, a mais importante delas (porque utiliza a maior parte do mineral) é a manutenção da massa óssea. Os ossos do esqueleto tem seu maior nível de crescimento e calcificação nos primeiros anos de vida, porém, esse processo continua ocorrendo até o chamado "pico ósseo" - o valor máximo de massa óssea atigido pelo organismo, já que a calcificação está completa. Este pico ocorre na idade adulta, mas não há um consenso sobre a idade exata.

Desta forma, é muito importante o consumo de cálcio, inclusive na idade adulta. Sua deficiência pode causar diversos problemas: osteomalácia, osteoporose, hipertensão, cancer de cólon, entre outros.

Além disso, nem todo o cálcio consumido é absorvido. Pesquisas mostram que adultos absorvem, em média, 30% do cálcio ingerido, podendo variar de 10% a 60%. Esta absorção pode ser influenciada por alguns fatores, como a forma de ingestão do cálcio ou a combinação de nutrientes. O oxalato (presente no espinafre e na acelga) se une com o cálcio e forma o oxalato de cálcio, que não é absorvido. A mesma coisa ocorre com o fitato ( encontrado em casca de castanhas, sementes e grãos).

Outro fator de influência é a presença de fósforo. Este é o segundo mineral mais abundante no organismo e também está presente em ossos e dentes, porém, sua maior importância ocorre nas funções que desempenha nas células (formação de DNA, ATP, cAMP, etc.).

A relação do cálcio com o fósforo se dá a nivel intestinal, quando a absorção de cálcio é mais eficiente se a quantidade de fósforo for a metade da quantidade de cálcio. Ou seja, a relação cálcio:fósforo ótima é iagual a 2:1.

Sendo assim, vamos procurar manter uma alimentação saudável, tentando variar as fontes de ingestão de cálcio (leite e derivados, soja, folhas verde escuras) e de fósforo (carnes, aves, peixes, ovos) e garantir as quantidades necessárias ao organismo.

Falando nisso, que tal receitas diferentes, gostosas e saudáveis? Clique aqui.

5 comentários:

  1. Nossa, eu sempre fui preocupada com a osteoporose, acho que pq desde pequena já ouvia sobre o assunto...rs.. bJo Marii..

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  2. Parabéns pelo blog Mariana! E obrigada pelo comentário.
    Beijos,
    Gabriela

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  3. Olá Mariana!!!
    Parabéns pelo blog!!! Ótimas matérias!!!!
    Gostaria de sugerir uma matéria sobre dieta vegetariana, quais os principais cuidados, etc.
    E quanto ao pilates, experimente fazer uma aula, é maravilhoso!!!
    bjss

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  4. Dá pra ver a importância dos alimentos de origem animal, né?! Um leitinho sempre é bom! =) Bjaum!

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  5. Ai, que linda sua matéria, Mari!! Eu sou uma bezerrinha, adoro leite hehehe! Beijos!!

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