sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa? Não! Festa Junina... Canjica!!!

Festa Juninas chegando e todas quelas comidinhas estão em alta..
Que tal conhecer um pouco mais sobre uma delas?

Canjica...


A canjica é um prato doce, típico da culinária brasileira. É um prato que varia de acordo com a região brasileira, mas basicamente tem como ingredientes o milho verde ou milho branco, leite e açúcar. Opcionalmente, pode levar ainda amendoim e leite de coco. A canela dá o toque final ao prato.

Historicamente, o nome canjica vem do banto (kanjica), que refere a um tipo de papa elaborada com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. Assim como outros pratos, acredita-se que a canjica também tenha sido incorporada à culinária brasileira através dos escravos.

Relatos históricos mostram que, para os indígenas, o milho não era um alimento tão importante quanto a mandioca. Sendo assim, a produção de milho e de pratos derivados deste vegetal só começaram a ser incorporadas à alimentação brasileira através de portugueses e de africanos. Fazia parte da cultura desses povos, ter como sobremesa a canjica temperada com açúcar, nas mesas da população da cidade do Rio do Janeiro.



Para saber sobre as caracterísiticas nutricionais deste delicioso prato, acesse a seção Alimentos, no Portal Nutrição em Foco.

6 comentários:

  1. ai eu amo,mas amo a canjica da minha terrinha... no Nordeste a canjica não é bem assim não...ai que saudade do são joao da Paraíba!!! E das canjicas e pamonhas feitas pelaminha avó...hummm delicia. São bem calóricas, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Um chá de informações isso sim!
    Adorei o blog coração!
    T cuida...boa semana pra ti...bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. Falando assim, dá até vontade de comer!! Mas eu nem gosto tanto!! Bjim

    ResponderExcluir
  4. não desanima nao Mari,
    seu blog é legal!
    hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Amo canjica, e temperada com leite condensado... Ai, ai...

    ResponderExcluir
  6. Amo canjica, essa época é uma boa pedida!

    O blog [ DN ] está selecionando perfil de nutricionistas de todo o Brasil, envie email para dicasdenutricao@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir