sexta-feira, 14 de maio de 2010

Montando um prato saudável - Parte II

Se você leu a postagem anterior e está pensando: "Como é que eu vou comer isso tudo, todos os dias?", tenha calma! Não precisa se desesperar...

O segredo para conseguir consumir os alimentos adequadamente é fazer a combinação correta.

No café da manhã, por exemplo, você pode colocar cereais em sua forma integral (como pães e biscoitos) e combiná-los com leite e derivados.

No almoço, uma combinação indispensável é o arroz com o feijão. Essa dupla garante uma combinação perfeita de aminoácidos, fornecendo ao corpo proteína de boa qualidade, ou seja, proteínas que serão melhores aproveitadas pelo organismo. Por fim, abuse das hortaliças: cruas, cozidas, escondidas no meio das preparações. Elas garantem vitaminas, minerais e fibras - que, de quebra, ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

E quem disse que essa história de pular o jantar é boa??? Essa é uma refeição importantíssima, visto que, ao dormir, seu organismo passa um longo período de tempo sem receber energia (e continua funcionando...).

O jantar também pode ser composto por alimentos semelhantes ao almoço. O cuidado que se deve ter é coma forma de preparo. Escolha alimentos e preparações mais leves, mas não precisa abrir mão dos cereais e das fontes de proteína.

As frutas são ótimas opções para os lanches entre as refeições (lembre que você deve comer 3 porções por dia). Além disso, tem um sabor adocicado, podendo enganar aquela vontade louca de comer doces. Além disso, são ótimas opções para sucos naturais e sobremesas.

O açúcar e os óleos/gorduras já estão em quantidade suficiente nas preparações. Não é preciso incluir pratos a base destes alimentos nas refeições.

A combinação perfeita depende do seu gosto, o que não pode ocorrer é uma monotonia na sua dieta. Consuma frutas e hortaliças diferentes, e nao fique so na alface com tomate!



Visite o Portal Nutrição em Foco e conheça alguns alimentos que podem fazer parte de sua dieta e algumas receitas fáceis, gostosas e saudáveis!

3 comentários: