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terça-feira, 4 de maio de 2010

Montando um prato saudável - parte I

Pra começar, um prato saudável deve ter diversidade de alimentos e de cores. Além disso, deve-se observar a forma de preparo dos alimentos. E, por último, não forme uma serra com os alimentos!!!

O primeiro passo é incluir todos os grupos de alimentos nas refeições:
  • Cereais: são as fontes de carboidrato e servem para dar energia. Ex.: arroz, macarrão, batata, mandioca, inhame, etc. 6 porções/dia
  • Leguminosas: apresentam proteínas de boa qualidade (que são bem aproveitadas pelo organismo), além de carboidratos. Ex: feijões, lentilha, soja, grão-de-bico, etc. 1 porção/dia
  • Carnes e ovos: fontes de proteínas, que tem função construtora no organismo. As carnes são fontes de ferro. 1 porção/dia
  • Hortaliças e frutas: fontes de vitaminas e minerais, que tem função de proteção do organismo. Hortaliças podem ser folhas, raízes, frutos ou caules. 3 porções de cada/dia
  • Laticínios: contém proteínas, vitaminas e minerais. Principal fonte de cálcio da dieta. 3 porções/dia
  • Óleos e gorduras: fornecem energia e, em quantidades adequadas, participam do bom funcionamento do organismo. máximo de 1 porção/dia
  • Açúcares: também são fontes de energia, embora compostos por carboidratos simples. Assim como as gorduras, devem ser consumidos moderadamente. máximo de 1 porção/dia
Esses alimentos devem ser distribuídos dentre as refeições. O ideal são seis por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, de acordo com as porções de cada grupo.


Vamos começar variando a nossa dieta, para depois partirmos para o próximo passo. Sua alimentação saudável depende de você!!


Quer mais dicas? Portal Nutrição em Foco.

6 comentários:

  1. Básico, didático, importante e bonito. Amei este post.

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  2. Maaaari, i love you honey x)
    me orgulho de vc gatinha.. tá lindo seu blog!
    beeeeeeeeijos

    Fernas!

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  3. Oi, Mariana
    Como vai?
    Preciso trocar algumas ideias com vc.
    Mande o seu email.
    Obrigada,
    Vanete

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  4. Muito bom o post! (Até eu vou comer tudo certinho, prometo.)hehe
    Recomendo!

    =**

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