terça-feira, 9 de março de 2010

Benefícios da aveia

Em tempos de ração humana, os cereais e as sementes estão fazendo sucesso. A aveia é um dos ingredientes dessa mistura, então que tal conhecer um pouco mais sobre ela??

A aveia é um cereal que serve como alimento tanto para humanos quanto para animais. Quando processada, pode ser transformada flocos (inteiros, médios ou finos), farelo e farinha.

O grão de aveia contém um alto teor protéico, além de ser composta por proteínas de boa qualidade (que são melhores aproveitadas pelo organismo). Além disso, é constituído também por vitaminas, minerais como cálcio e ferro e substâncias antioxidantes – que podem atuar na diminuição do risco de algumas doenças.

Entretanto, uma de suas características mais importante são as fibras. As fibras presentes na aveia são as fibras solúveis, ou seja, estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e podem ser responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol do organismo. Além disso, elas retardam o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, desta maneira, o indivíduo sente menos fome (ta vendo porque ela é ingrediente da ração humana?). A quantidade de fibras é maior no farelo de aveia, seguido pelos flocos e pela farinha.

Além de benéfica à saúde, a aveia é muito saborosa também. Compõe pratos de panificação, lanches, vitaminas e sucos e outros bem diferentes, como Almondegas com aveia. Confira outras opções na seção Gastronomia do Portal Nutrição em Foco.

Gostou das informações?? Então leia a matéria completa na seção Alimentos.

4 comentários:

  1. Amo tudo que tem aveia, e ensinei meus pais a comerem também: granola, pão com aveia e aveia no leite! Kkk.... Não falta nunca.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa tb não falta aveia. Acho que desde que eu era pequena sempre tem, é igual arroz e feijão haha! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Indiquei um selinho p vc, é só pegar no meu blog e postar 7 coisas sobre vc e indicar 7 blogs.
    bjsss

    http://daniyogaepilates.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana
    Obrigada pelo comentário em meu blog.
    Aqui encontrei muitos artigos interessantes, parabéns seu blog é excelente!
    Agora podemos trocar idéias e informações!
    Beijo

    ResponderExcluir